24 fevereiro 2008

Chove o tempo todo mas o espírito está legal

Pict209

20080224-Sun-141847
Décimo oitavo dia da quaresma e chove todo dia. Agora mesmo lá fora cai uma garoa fina e fria deixando tudo muito cinzento e, dependendo do estado de espírito, muito triste. Sinto que esse tempo, essa garoa, esse friozinho, certamente vai interferir no clima da minha escrita, mas tudo bem, isso acontece sempre mesmo né, é praticamente impossível não destilar o estado de espírito naquilo que se escreve.

"Yesterday, all my troubles seem so far way...", canta Zezé di Camargo ali no ipod e as notas ecoam pelo local penetrando o interior das araucárias, descendo pelo brejo, flanando pelos piris, atravessando a cerca e varrendo o verde molhado, frio e cinzento do pasto.

Acabamos de almoçar, Luzia, sempre disposta para esse tipo de coisa, desde cedo saiu atrá de um frango caipira, limpou, preparou e caprichou num almoço bem gostoso. Uma verdadeira dádiva para nós quando a Luzia vem conosco e cuida dessas coisas todas prá nós. Acorda cedo, faz café, pega hortaliças na horta, faz um frango e, como se não bastasse, lava toda a louça, limpa o fogão e a cozinha. A gente almoça, repete o prato, conversa um pouco, coloca a louça na pia e sai de fininho meio desenxabido por saber que a Luzia vai ficar lá, arrumar as coisas que sobraram cuidadosamente nos potinhos e cuidar de todo o resto prá nós. A gente, depois de se fartar com o frango delicioso, pode sair de mansinho, escovar os dentes e tirar uma soneca no quarto. Lá pelas tantas, certamente a Luzia também vai descer e quem sabe tirar uma soneça também ou, como acontece às vezes, nem vari dormir nada, vai pegar a vara, arrancar umas minhocas e vai para a beira do lago pescar um pouco. No fim da tarde, com a luz já um tanto diminuída, a gente vai acordar com os olhos cozidos e o corpo preguiçoso, sair na varanda e a Luzia ainda estará lá na beira do lago, se divertindo com peixes pequenos que não a deixarão pegar os maiores com facilidade. No final de tudo, ela ainda vai conseguir trazer um outro maiorzinho, limpar e juntar com os outros no congelador. Um dia desses qualquer, quando o sol estiver bem quente, ela vai se lembrar das tilápias e propor uma fritada de peixes com cerveja. Aí a gente vai se sentar lá no quiosque, colocar um som, ela ou a Isabel vão fritar os peixes e a gente vai se regalar acompanhados de uma cervejinha bem gelada.
Mas Luzia só vai acompanhar na cerveja depois da quaresma, já que está de penitência.

--------------------------------------------------

Hoje instalei o aparelho receptor da parabólica para o Pedrão. Desde que trocamos o receptor na parabólica o aparelho velho dele não funcionou mais. Aí fiz uma ligação direta e ele não tinha como trocar de canal e, para fazer isso, tinha que abrir a casa e trocar no nosso receptor da sala. Agora não precisa mais. Pena que não entrou a Globo no número 1, mas ainda vou resolver isso.

--------------------------------------------------

Jéssica não almoçou conosco hoje, saiu à cavalo e foi à casa da tia Nete almoçar com a Michele e isso foi muito bom. De vez em quando a gente precisa mesmo sair, dar uma voltinha e visitar os amigos, uma coisa que a gente achou que fosse fazer bastante quando viesse para cá e acabou não acontecendo por um monte de razões. Mas não podemos perder as esperanças.

--------------------------------------------------

O pé de araçá na porta da cozinha está carregado de araçás madurinhos. Ele segue o mesmo rítmo das goiabeiras que estão todas carregadas também.

Pict213