02 março 2009

Volta ao batente e musculatura paravertebral

Depois de mais de 4 meses, voltei hoje ao local de trabalho. Só fisicamente fiquei fora esse tempo todo porque, virtualmente, sempre estive presente. Pouca coisa mudou, e o que mudou mais intensamente já era esperado. Então, no final, “nada de novo no front”. É só uma volta a mais do mesmo, e as pessoas continuam quase todas por ali mesmo. Interessante como algumas pessoas nos parecem mudadas dado o longo tempo sem ser vistas. Em geral, o envelhecimento de uns e outros nos parece muito mais destacado inclusive do que para elas mesmo. Uma outra exceção principalmente em gente que foi e voltou.

O corpo e mente da gente tem uma incrível capacidade de readaptação. Bastam algumas horas para que um tempo longo, uma espécie de ponte, simplesmente desapareça.

Levantando bem cedo com esse calor dos diabos, mesma rotina, mesmo ônibus com quase todas as mesmas pessoas, caminhando um pouco mais devagar, com um pouco mais de cuidado, em silêncio para poder sentir bem qualquer indício de dor ou desconforto. A posicão no banco do ônibus teve que ser escolhida com critério.

No final do dia, com a nova antiga rotina de senta e levanta, a coluna acusou o tranco e deu sinais de desconforto com pequenas cutucadas na altura da cintura do lado direito. O médico disse que é a musculatura paravertebral se ressentindo da falta de exercícios.