03 fevereiro 2008

... e o velho Jacuí transbordou com a chuvarada

Todas as fotos da enchente do Jacuí.

Veja o vídeo do trecho da cachoeira do Beleza onde todas as pedras foram encobertas pelas águas da enchente.


Final de Janeiro e começo de Fevereiro choveu demais, muito mesmo, o que fêz com que o final das férias de verão fosse bem molhado e barrento. Aí entre Sábado e Domingo teve ter chovido umas 24 horas sem parar. Nem foi chuva muito forte mas foi constante bem espalhada até onde a vista alcançava o que parecia que nem era assim tão longe, mas deve ter sido.

Pict120

Por onde se anda o pé atola no barro e até a grama está toda encharcada. Dias assim a gente nem sai de casa e aproveita para ler livros, revistas e ver filmes. Vimos todos os 10 filmes que o Gustavo trouxe.

Interessante ver esse rio assim com uma largura 5 vezes maior que o normal e toda essa água doce jorrando em abundância nesses tempos onde o mundo inteiro se assanha com o desperdício de água e uma possível tragédia que pode acontecer no futuro. Rio Jacuí jorrou esse aguaceiro todo por uns 2 dias até começar a voltar ao seu leito normal. Na Cachoeira do Beleza, todas as pedras ficaram submersas, o rio passava direto com um rugido furioso vale abaixo.

Para andar por ali tivemos que encontrar umas botas de borracha ou sapatos velhos que podiam ser molhados porque, na passagem pelo mangueiro, o barro estava quase perto do joelho.Pict121

Como diz o Pedrão: "Chuvas temerosas". Diz ele que não vê uma enchente assim em muitos, muitos anos...