03 maio 2009

Dudu e a religião – Jesus é Deus

Pict-595

Dudu tem 5 anos e ainda não está na idade de começar o catecismo, mas já andou aprendendo algumas lições de religião. Estávamos jogando cartas, ele comprou um coringa e exclamou “Jesus!”. Como eu nunca havia ouvido ele dizer essa palavra, perguntei – O quê? O que foi que você acabou de dizer? Ele disse de novo - “Jesus!”. Incentivei a conversa.

--- Jesus? Quem é esse?

Dudu respondeu do seu jeito característico:

--- Ué, não sabe? Jesus é Deus!

Continuei forçando seu raciocínio.

--- Hummm, Jesus é Deus. E o que é que Deus faz? – perguntei.

--- Ué, não sabe? Vou dar um exemplo. Deus ajuda a gente quando tem perigo por perto. Por exemplo, se a gente tá andando no mato e tem cobra, Deus avisa o cachorro para ele ir na frente, aí ele vê a cobra antes da gente e late para avisar. Aí a gente já sabe que tem cobra e sai correndo.

--- Ah, entendo – fico meio desarmado e pensando em como as coisas funcionam na cabecinha a mil das crianças inocentes, onde funciona um cérebro que é como uma esponja, pronto para absorver qualquer tipo de aprendizado. E Dudu tem mais exemplos para explicar a função de Deus.

--- Tio, tem um monte de coisas também que Deus não gosta, por exemplo, a gente não pode brigar na escola, não pode pegar as coisas dos outros, não pode jogar pedra nos bichos…

Tento enriquecer o aprendizado dele argumentando que não se pode fazer mal aos outros porque os outros sofrem com isso e, além disso, nunca se deve fazer aos outros aquilo a gente mesmo não gostaria que os outros fizessem prá gente. Ele pensa, reflete um pouco e pergunto.

--- Porque não se deve jogar areia nos olhos dos outros?

--- Porque Deus não gosta – responde ele sem pensar.

--- Dudu, vamos de novo…