25 dezembro 2008

Tradição e repetição

13:47
Passou a noite, apaguei as luzes às 4, só ficaram o Deh com uns colegas que depois seguiram para o Gordo onde a festa deve ter ido até o meio-dia. Coisa de louco, coisa de jovem. Já estão todos em casa novamente.
Não funcionou meu sonho de ter comida preparada só o suficiente para a noite, como sempre, sobrou muita coisa para a continuação de hoje. Mas tá bom também. No final sempre dá certo.

Ontem o céu esstava azul, muito sol e calor. Hoje amanheceu garoando embora ainda calor. Não vai funcionar o almoço com piscina. Mas vai ter almoço, certamente, seguindo a tradição.
Tradição vive de repetição, e repetição leva ao enfado causando uma sensação estranha fazendo as pessoas a tentar entender o que ficou diferente, parece que está faltando gente, parece que está faltando algo, ninguém consegue entender. Essa festa de Natal se tornou muito mais um compromisso anual do que aquela espera animada de como seria diferente esse ano e como nós poderíamos bater nossos próprios recordes de anos anteriores. Desafortunadamente muitas ligações foram destruídas pela repetição.

Mas continuo impressionado, surpreso e muito agradecido pela insistência das famílias em proporcionar alegria aos seus filhos e, como consequência, à turma em geral. No final, todos saem ganhando. E o almoço de hoje costuma ser ainda mais gostoso.

Nenhum comentário: