04 maio 2009

A Veja, Roberto Pompeu e o outro lado de todos nós

Pict-618

Toda Sexta-feira a gente leva a Veja da semana para ler no sítio. Eu mesmo a leio quase toda durante a semana, mas acho legal compartilhar com as outras pessoas que também se interessam. Gostoso mesmo é sentar na varanda com os pés bem agasalhados para não congelarem e ler um ou outro artigo ouvindo aqui e ali o canto frenético dos passarinhos e os beija-flores perseguindo um ao outro. Isso, de vez em quando, tira a atenção da gente mas ainda assim é um momento muito bom para relaxar.

Na última página da revista tem a coluna do Roberto Pompeu de Toledo, na minha opinião, uma das melhores coisas da revista. Pena que agora ele está escrevendo em semanas alternadas, dividindo o espaço com outro colunista que, me desculpe, ainda não conseguiu me cativar.

Nessa semana achei excelente o texto sobre como as pessoas, por trás das aparências, podem revelar outra surpreendente e espetacular, completamente diferente da que se vê só com os olhos. Compare-se as histórias de Fernando Lugo – ex-bispo Don Juan Presidente do Paraguai, Jacob Zuma – o polígamo Presidente da África do Sul e Susan Boyle, “a senhora simplona, de corpo maltratado, desajeitada, malvestida e mal penteada que emocionou o mundo proporcionando a todos um raro e inesperado momento de beleza”.

Isso é bem verdade, todo mundo sabe mas quase sempre se esquece. Ainda bem que existem momentos assim quando se pode relaxar e, ao mesmo tempo, tomar um choque de realidade, ainda que no meio da balbúrdia de beija-flores.